O Direito Tributário, enquanto ramo do Direito Público, tem relação direta com o Direito Financeiro. Com isso, é comum algumas pessoas acharem que as temáticas abordadas são as mesmas, o que não é verdade!

Mas afinal, você sabe qual a diferença entre Direito Tributário e Direito Financeiro?

O Direito Tributário cuida da relação do Estado para com os seus contribuintes, bem como analisa e estuda a instituição dos tributos dentro da nossa sociedade, como fato gerador dos tributos, base de cálculo, hipótese de incidência e todos os princípios e regras relacionadas aos tributos. Basicamente, o Direito Tributário regula as normas de criação, arrecadação e fiscalização das receitas que são oriundas de natureza tributária.


Já, o Direito Financeiro, por sua vez, empenha-se para garantir que o Estado atenderá as necessidades públicas da sociedade, para isso ele é um estudo de disciplina jurídica da atividade financeira dentre um conjunto de regras e princípios que trabalha para regulamentar a obtenção de receita pública, a contabilização e o gerenciamento desses valores, assim como os limites para a realização de despesas públicas.


Já que hoje essas duas áreas do direito são estudadas em disciplinas distintas, aqui na Faculdade Pólis Civitas você pode escolher em qual delas quer se especializar, ou até mesmo obter o certificado em ambas. Conheça a ementa e proposta de cada curso clicando nos botões abaixo e não perca a oportunidade de estudar uma pós-graduação com profissionais referências em cada área.

Pós - Graduação em Direito Financeiro
Pós - Graduação em Direito Tributário Municipal

.